03 mar 2011

'Mestre, que eu veja!'

O Evangelho de hoje nos leva a observar e a refletir sobre Bartimeu. Vejamos suas características: cego, mendigo, filho de Timeu, ou seja, uma pessoa excluída socialmente, porém, quando percebe que Jesus se aproxima não se cala, percebe que é sua chance de receber o milagre da cura. Não se acomoda, ao contrário, tenta chamar a atenção do Senhor clamando “Jesus, Filho de Davi”, porém, ele é repreendido, mas mesmo assim, não se cala; ele grita e clama a Jesus: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, e no momento em que Cristo o chama, ele lança a capa ao chão, levanta-se de um salto e vai ter com Jesus dizendo: “Mestre, que eu veja!”. Jesus o liberta da escuridão.

Assim como Bartimeu, muitos de nós estamos vendo Jesus passar e estamos sendo afastados d’Ele pela multidão, que nos repreende, porém, uma multidão bem diferente, ou seja, multidão de problemas, estresse, depressão, desânimo, falta de fé, enfim, inúmeras circunstâncias que tendem a nos reprimir e nos impedir de chegarmos ao Senhor. Mas como Bartimeu, devemos clamar, buscar e gritar: “Jesus, olhe para mim!”, “Jesus, por favor, ouça minhas preces!”, “Jesus, ajuda-me!” pois, da mesma forma que ouviu Bartimeu, Ele nos ouvirá e nos chamará para perto d’Ele.

Assim como fez Bartimeu, devemos lançar fora a capa; a capa do comodismo, da preguiça, da dúvida, do individualismo e irmos até Jesus, pois Ele nos aguarda de braços abertos, a fim de nos ensinar, auxiliar e abençoar. Devemos lançar fora a capa do passado e nos renovar em Cristo Jesus, para que possamos gerar intimidade e chamá-Lo de “Mestre”.

Aproveite este momento e sinta a presença de Deus, sinta-O passando em sua vida, aproveite, querido, e clame a Ele, lançando aos pés d’Ele a capa das dúvidas, da falta de fé, e permita que Ele apodere-se de seu viver.

Pai, dai-me forças para lutar contra a cegueira que me impede de reconhecer Teu amor misericordioso manifestado em Jesus. Faça com que eu veja!

Padre Bantu Mendonça

Fonte: Retirado do Blog do padre Bantu


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários