16 Oct 2018

Limpemos o nosso interior e cuidemos do nosso coração

Tenhamos tempo, dedicação e cuidado para cuidar da nossa alma e purificar o nosso interior

Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades” (Lucas 11,39).

Jesus não discrimina nem se coloca contra ninguém, pelo contrário, Ele vai ao encontro de todos, porque ama a todos. Hoje, inclusive, vemos que Ele foi jantar na casa de um fariseu, e sabemos, no entanto, como os fariseus combateram Jesus, não O aceitaram.

O Senhor também foi ao encontro deles, mas, quando Ele chegou, a hipocrisia falou mais alto do que qualquer coisa. O fariseu estava preocupado, porque Jesus não lavava as mãos. Então, Ele nos ensina e catequiza: “Vós, fariseus, estais apenas direcionados para limpar o copo por fora, mas não se preocupam com o interior do copo. Ou seja, vocês cuidam das aparências, daquilo que os outros estão vendo, mas não cuidam daquilo que está no interior”.

Temos de ter cuidado para não viver uma fé hipócrita, uma fé em que cuidamos do copo do lado de fora, mas, por dentro, deixamos as impurezas que contaminam a água e a tomamos contaminada, porque o copo por fora é lindo, até brilha, mas por dentro não foi purificado.

Por fora, nós temos sempre boa aparência, estamos usando roupas bonitas, maquiagens, estamos nos retocando, sempre querendo mostrar a face para esse ou para aquele outro, mas nos esquecemos de cuidar melhor daquilo que está dentro. Não caíamos na tentação da hipocrisia.

Ser hipócrita é viver de aparências, de máscaras; é não cuidar do essencial, aquilo que está dentro de nós.

Cuidemos do nosso interior, da nossa alma, do nosso coração, cuidemos daquilo que está dentro de nós, porque o que está fora precisa refletir o que está dentro.

Tenhamos tempo, dedicação e cuidado para cuidar da nossa alma e purificar o nosso interior, fazer sempre um bom exame de consciência, reconhecer as próprias fraquezas e misérias, não se deleitar, não se preocupar em acusar os pecados e as fraquezas dos outros e não cuidar das próprias fraquezas e misérias.

Quanto mais cuidamos de nós mesmos, do nosso interior, melhores seremos para os outros e cresceremos na nossa relação com Deus.

Que o Senhor nos dê a graça de não limparmos o copo somente por fora, mas nos apliquemos, com toda a dedicação da nossa alma, a limpar o nosso interior e cuidar do nosso coração.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.