28 Jul 2018

Jesus quer separar o joio do trigo

A graça de Deus está tentando transformar o mundo, que foi contaminado pelo joio e pelo mal

“O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’” (Mateus 13,29-30).

O bom semeador semeou o trigo e o trigo cresceu, mas, no meio da plantação do trigo, o joio também foi semeado. É óbvio que numa plantação normal, vamos procurar tirar as ervas daninhas, as ervas estragadas, para que elas não estraguem a boa plantação. Trazendo para o campo do Reino de Deus, Jesus não faz assim. Ele vê que no mundo onde o bem foi semeado, onde Ele semeou a bondade, o mal cresceu junto. Um dos grandes questionamentos que as pessoas sempre fazem é: “Por que Deus não elimina o mal do mundo?”. Porque corremos o risco de Ele eliminar muitos de nós.

A misericórdia de Deus tem a paciência que não temos, e essa paciência é fruto da misericórdia de um Pai que sempre tem a esperança de que seu filho possa ser transformado. É como aquele pai da parábola do filho pródigo, que viu seu filho, que era bom, perverter-se no mundo. Ele, no entanto, tinha a esperança que aquele filho fosse voltar, que ele fosse, novamente, transformado.

A verdade é que muitos filhos pródigos não voltam, e muitos joios morrem joios; mas enquanto houver vida há esperança, enquanto houver esperança há expectativa de mudança. Eu sou testemunha, pois já vi muito joio ser convertido e transformado. Há outros que não permitiram, mas a graça de Deus estava ali de forma insistente, tentando transformar o mundo que foi contaminado pelo joio e pelo mal. 

A graça de Deus não perde a paciência, mas nós perdemos a paciência, a esperança e aquela visão de que o ser humano é capaz de ser transformado. Diante de tantas ilusões, desilusões e maldades que nos circundam, acabamos dizendo: “O ser humano não tem mais jeito!”. Deus se fez homem para transformar o homem. Nós temos jeito e Deus tem nos transformado, a cada dia, quando permitimos.

O outro que nós achamos que não tinha jeito nenhum, nem que seja no alto da cruz, como aquele ladrão arrependido, Deus está procurando salvar todo o joio para que se transforme em trigo. O joio, no entanto, que não se transformar, infelizmente, seguirá o caminho da eternidade separado de Deus.

Caminhemos como bom trigo e nos transformemos pela Palavra de Deus a cada dia.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.