15 Nov 2016

Jesus quer se hospedar em nosso coração

Permita que Jesus entre na sua vida para fazer a diferença, para fazer justiça dentro do seu coração

Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” (Lucas 19, 7).

 

Estamos vendo, no Evangelho de hoje, o esforço, a tentativa de um homem que deseja ver Jesus, quer encontrar-se com Ele. Na verdade, o seu primeiro objetivo, a sua meta interior, com toda humildade que ele tem, é apenas conseguir ver o Senhor, por isso faz um esforço, sobe em uma árvore para tentar enxergá-Lo. Mais do que tentar enxergá-Lo, este homem foi enxergado por Jesus. Antes mesmo que Zaqueu subisse na árvore, Jesus já o conhecia.

Sabe, meus irmãos, Deus leva muito a sério o esforço, a luta e o empenho de cada um de nós para que possamos enxergá-Lo e, de fato, buscá-Lo. Porque antes mesmo de fazermos o esforço e darmos os passos para buscá-Lo, Ele já estava nos procurando e nos buscando há muito tempo.

O que me preocupa e preocupa o coração de Jesus são as nossas situações cômodas, quando, de fato, nos acomodamos e nos conformamos do jeito que estamos, e não temos sede de busca.

Muitas pessoas estavam ao redor de Jesus, mas alguns buscavam apenas a cura, o milagre; entretanto, Zaqueu buscava ver Jesus; e isso não é ir em busca das novidades que Ele pode nos trazer, uma cura, uma necessidade material que temos. Zaqueu precisava de Jesus.

Uma vez que vemos Jesus, Ele nos olha, cura-nos e nos abençoa, liberta-nos da situação de escravidão e pecado que estamos vivendo. Zaqueu era um homem que cometeu tantas atrocidades, roubou demais, era cobrador de impostos – você sabe as falcatruas que essas pessoas realizavam e realizam até nos dias de hoje. Mas ele não quis mais ficar no roubo, no engano; deixou-se iluminar por Jesus. É por isso que o Senhor está na casa de Zaqueu, porque ele abriu as portas do seu coração para O acolher.

Aqueles que ficaram incomodados começaram a murmurar dizendo: “Esse homem vai se hospedar na casa de um pecador!”. O Senhor quer se hospedar na casa de qualquer pecador que se abra para o Seu amor misericordioso. Não importa o tamanho do pecado ou o que essa pessoa tenha feito, não importa que tipo de vida tenha levado. O que importa é que Jesus, com Seu amor, quer se hospedar em nós.

Jesus não é um hospede que vem para humilhar, julgar, para jogar na nossa cara isso e aquilo, mas sim para nos libertar, para nos tirar da situação na qual nos encontramos, da situação que está a nossa vida, a fim de que a nossa vida seja modificada e transformada por essa presença amorosa d’Ele no meio de nós.

Permita que Jesus entre em sua casa, entre na sua vida para valer, para fazer a diferença, para fazer justiça dentro do seu coração. A partir daquele dia, Zaqueu não foi o mesmo. Primeiro, ele fez questão de reparar as injustiças que cometeu, dividir os seus bens e reparar as pessoas prejudicou.

Quando Jesus entra na nossa vida, não temos uma atitude simplesmente passiva. Vamos reparando, costurando, com a graça de Deus, os erros, as coisas que cometemos na vida, o perdão que precisamos buscar, o perdão que precisamos dar, as injustiças que cometemos. A luz de Deus entra dentro de nós e somos capazes de reconsiderar opiniões, situações, relações, coisas para as quais nós, muitas vezes, nos fechamos, enxergando-as apenas de um jeito.

Jesus entra na nossa vida para iluminar o que está obscuro e fazer a diferença na vida de cada um de nós!

Permitamos que, hoje mesmo, o Senhor entre em nossa casa, em nosso coração, por mais sujo e pecador, ou mais santos que achamos que somos. tantas situações escondidas dentro de nós, mas quando Jesus chega, ilumina e faz toda a diferença!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Dezembro

40%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.