16 May 2018

Jesus nos preserva do maligno

É por meio das coisas deste mundo que o maligno vai nos arrebatando

“Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo” (João 17,15).

Continuamos acompanhando a oração de Jesus, na Liturgia, e a chamamos de “oração sacerdotal”, porque o sacerdote é o Pontífice, aquele que faz a ponte, a intercessão, é aquele que se oferece em sacrifício pelos seus.

Jesus é o sumo sacerdote, é aquele que se oferece a Deus por nós, é aquele que clama e suplica por nós. “Meu Pai, de todo o meu coração, guarda-os em Teu nome”. Jesus está pedindo para que sejamos guardados no nome do Pai, para que sejamos protegidos, abençoados, iluminados e guiados por Ele.

Jesus está pedindo que estejamos sempre no colo, no coração, junto do nosso Pai, e mais ainda: Jesus não quer nos tirar do mundo, porque precisamos estar nele, viemos para testemunhar que o Pai criou.

Às vezes, queremos nos isolar do mundo, queremos nos afastar dele, mas não podemos deixar que o mundo entre em nós. Quando me refiro ao mundo, são as coisas mundanas, as coisas do maligno. “Não te peço que os tires do mundo, mas que os preserves do maligno”.

Precisamos ser preservados do mal, não podemos ser contagiados pelas forças malignas que estão rodando o mundo em que nós vivemos. Não pensemos que basta sair no mundo que vamos ficar contaminados, que as forças malignas entrarão em nós. Não é isso. Precisamos viver no mundo na comunhão com o Pai, na comunhão com Jesus, alimentando-nos não das coisas mundanas, mas da Palavra de Deus, das coisas d’Ele, sendo conduzidos pelo Espírito Santo, e não pelo espírito desse mundo.

É por meio das coisas deste mundo que o maligno vai nos arrebatando, vai nos conquistando e seduzindo. Jesus está orando, justamente, para que sejamos preservados do mal, porque nós temos uma missão neste mundo. Se estamos em Jesus, transformamos o mundo que está ao nosso lado, mas se nós, mesmo sendo discípulos de Jesus, deixamo-nos levar pelo espírito desse mundo, o maligno nos usa com muita força.

Senhor, preserva-nos do mal e guarda-nos em Seu nome.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.