22 May 2009

JESUS CONSOLA OS SEUS DISCÍPULOS Jo 16,20-23a

Estamos continuando com o texto de ontem e Jesus hoje insiste dirigindo palavras de consolação a ti e a mim: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Poderíamos dizer que o tema central que Jesus nos propõe é o da alegria que supera a tristeza.

Veja que por ocasião das bodas em Cana da Galileia, Jesus inicia o Seu ministério. Trata-se de um momento de grande alegria, que já lança a contemplar e saborear já aqui na terra o que haveremos de viver para sempre lá no Céu. Alegria das bodas, com o vinho de Jesus. Agora, com sua partida, não cessará esta alegria, mesmo que passem por momentos de tristeza.

Assim como as mulheres têm a experiência da dor ao dar à luz uma criança mas que depois esta é superada pela alegria de ter nas mãos a criaça, que é fruto do amor com o seu marido, assim também para nós. Os chefes do poder que matam para se manter, alegrar-se-á com a aparente ausência de Jesus. Porém, os discípulos e todos os que forem libertos deste poder alegrar-se-ão com a nova presença de Jesus entre eles. E ninguém lhes poderá tirar sua alegria.

A tendência para falar dos momentos tristes sobrepõe-se, na maior parte das vezes, aos de alegria; não devia de ser, mas muitas vezes é. Faz parte da vida. E da vida fazem parte alegrias e tristezas… promessas e concretizações… forças e fraquezas… sorrisos e lágrimas. Diariamente, tentamos fintar os caminhos da tristeza como fazemos com os da morte. É nesse fintar que acabamos por encontrar o caminho e avançar. Avançar porque? Porque o Senhor nos promete: agora estão tristes, mas eu os verei novamente. Aí vocês ficarão cheios de alegria, e ninguém poderá tirar essa alegria de vocês.

Quero deixar bem claro para ti. Saiba que por mais complicada que seja a tua situação, tudo tem solução. É verdade, não há um único só problema que não tenha solução. Mas por vezes essa solução é de mais fácil visualização se for procurada por uma pessoa que esteja fora desse problema, por uma pessoa que queira ajudar. Uma pessoa amiga! Um anjo! E não um lobo com pele de carneiro. E estes são muitos. Passando por amigas afinal só vem para infernizar a nossa vida.

Saiba que a verdadeira amizade é aquela feita em Deus e o primeiro dos amigos que deves ter é Jesus. Ele é o amigo fiel que não nos abandona em momento algum. Ele nos convida: Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos. Tomai o meu julgo sobre vós e aprendei de mim que só manso e humilde de coração e encontrareis alívio. Com ele a tua tristeza se concerte em alegria. A partida dele para o Céu não é uma ausência. Mas sim uma presença escondida. Fisicamente. Porque ele quer que tu O sintas dentro de ti e não fora. É fundamental que não tendo encontrado ainda a solução do teu problema, vazio, carência, namorado, namorado, noivo, noiva, esposa, esposo, emprego, reconciliação, perdão em fim qualquer graça que seja, tenhas força de vontade para procurá-lo e lutar por isso. Lute pela tua vida, pelo teu amor, pela tua família e pelo teu bem estar. Mesmo que esteja tão triste, ferido e abatido que a dor bata bem lá no fundo do meu coração e te faça sentir aquele vazio, aquele nada, aquele sintoma de perda… O teu coração pode andar meio descompassado, aborrecido e desiludido, mas isso serve para mostrar a ti mesmo o quanto és forte, o quanto tu podes dar a volta por cima, crescer, vencer! Escute o que te diz São Paulo: Prefiro gloriar-me nas minhas fraquezas porque quando me sinto fraco então é que sou forte. Forte para tudo recomeçar de novo. E com Cristo serás mais do que vencedor! Pois, a sua tristeza se converterá em alegria plena com Cristo e em Cristo pela força e poder do Espírito Santo!

Comentários

Novembro

40%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários