03 Jul 2019

A fé vai muito além dos sentimentos

Depois disse a Tomé: ‘Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel’” (João 6,27).

Jesus, o Ressuscitado, está dizendo ao apóstolo São Tomé o que temos, hoje, a graça de celebrar: “Não seja um homem incrédulo, mas fiel”.

Incredulidade todos nós temos. Somos uma mistura de fé e incredulidade, uma mistura de confiança e desconfiança até de Deus. Eu sei que todos nós cremos n’Ele, mas não nos abandonamos n’Ele.

Somos movidos por aquilo que domina o mundo em que estamos, que é o racionalismo e o materialismo. A racionalidade faz parte daquilo que somos enquanto pessoas humanas, e não podemos ignorar a razão, a qual é muito importante para que as coisas sejam concatenadas, compreendidas e elucidadas.

O que não pode é a razão dominar a fé. A razão tem elementos maravilhosos para a fé, mas a fé é algo muito mais sublime, ela é sobrenatural, é a nossa união com o Divino. Por isso, não podemos tornar a nossa fé material.

A fé material é aquela em que só cremos naquilo que vemos, naquilo que os olhos podem enxergar. Isso não é fé, pelo contrário, isso é falta de fé, porque cremos num Deus que não vemos, mas O amamos e tocamos, porque Ele toca em nós, e a sua graça está em nós.

A fé precisa estar para além dos sentidos e sentimentos, porque ela é o encontro pessoal e transformador com Deus

A graça de Deus se materializa quando a assumimos em nossa vida e a fazemos acontecer. A fé em Deus não se materializa no sentido material da presença sensível, humanamente falando, mas a fé se materializa nos gestos, no amor, na vivência e nas atitudes que demonstramos em relação a ela.

Nossa fé, muitas vezes abalada, torna-se uma fé incrédula quando passamos por decepções. Os discípulos estavam acordando de uma profunda decepção, pois o Mestre que eles seguiam foi crucificado. É óbvio que isso os deixou abalados, porque não se prepararam ou não mergulharam no mistério da cruz.

Quando não mergulhamos no mistério da cruz de Jesus, também nos abalamos diante das adversidades, das situações complicadas e duras da vida. Abalamo-nos diante de tantas situações que colocamos até a nossa fé em xeque. Quando a nossa fé é autêntica, quando ela é provada no mistério da cruz de Cristo, passamos por situações, purificações, nem sentimos a presença de Deus muitas vezes, mas a nossa fé é para além dos nossos sentimentos.

Não cremos porque sentimos, cremos, porque Ele nos ama e a nossa resposta de amor a Deus é a nossa fé. Por isso, a fé precisa estar para além dos sentidos e sentimentos, porque fé é encontro pessoal e transformador com esse Deus que deu razão e sentido para a nossa vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.