26 Aug 2018

A Eucaristia nos coloca em comunhão com a eternidade

Não paremos nas exigências da Eucaristia; pelo contrário, aprofundemos nossa vida eucarística, nossa comunhão com o Senhor

A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” (João 6,68-69).

Escutamos, hoje, no Evangelho, a conclusão do grande e maravilhoso discurso de Jesus sobre o Pão da Vida. Ele nos mostrou que Ele é o Pão da Vida, que o Seu Corpo, a Sua Carne são o pão, o alimento que nos sacia para a vida eterna.

Muitos discípulos que seguiam Jesus acharam o discurso d’Ele duro demais, e O abandonaram, não O quiseram seguir, porque achavam que não dariam conta, não concordavam nem acolhiam aquilo que o Mestre dizia.

A comunhão com Jesus, de fato, não é uma coisa simples. O discurso é belo, mas ter comunhão com Jesus exige desprendimento da alma, entrega de coração, morte do orgulho e da nossa maneira humana de ver. Para que possamos ter comunhão com o Senhor, não basta receber a Eucaristia na boca, é preciso que o corpo, a alma e o coração se convertam, para que vivamos uma união mística de entrega e união com Ele. 

A Eucaristia é um desafio de vida, é muito mais do que participarmos das missas, das celebrações e recebermos o Corpo e o Sangue do Senhor. A Eucaristia é ter a vida de Cristo em nós. Às vezes, a nossa maneira de participar da Eucaristia é relapsa, de qualquer jeito, comungamos ali e mal fazemos uma comunhão de oração com o Senhor, saímos da Missa e até esquecemos que recebemos e entramos na comunhão com o Senhor, por isso a Eucaristia é exigente.

A pergunta de Jesus, apesar das exigências que a Eucaristia faz para a nossa vida, é: “Nós queremos também abandoná-Lo?”.  Muitos já O abandonaram! Pedro deu a resposta mais precisa: “A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna”. Em nenhum outro encontramos vida, consolo e eternidade a não ser em Jesus. Não paremos nas exigências da Eucaristia, pelo contrário, aprofundemos nossa vida eucarística, nossa comunhão com o Senhor, nossa relação com Ele, porque a Eucaristia nos coloca em comunhão com a eternidade e com a presença de Deus no meio de nós.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.