16 May 2012

Espírito Santo, vem orar por mim!

A função do Espírito Santo é introduzida pela expressão “quando vier”. Jesus afirma que o Espírito será como um guia a conduzir os discípulos para que estes aceitem, como norma de vida, a verdade dos fatos futuros, pois agora eles não conseguiriam tolerá-los.

Pouco antes, Jesus havia lhes oferecido uma visão desse Espírito, o qual chamou de “advogado”. A atuação deste era convencer os discípulos a respeito da inocência de Jesus e da culpabilidade de Seus algozes. Falando de convencimento, os primeiros a serem convencidos eram os próprios apóstolos da verdade, na causa da qual seriam propagadores.

A função do Espírito – que aqui aparece como pessoa e não unicamente como atributo ou qualidade dos apóstolos – é mostrar o caminho para a verdade total, pois, sem Sua ajuda, seria impossível compreendê-la. A verdade não se impõe, é preciso buscá-la; nessa busca, o Paráclito nos oferece ajuda, pois sem ela jamais encontraremos o que é verdadeiro.

O trabalho “escondido” do Espírito, na Igreja, é manifestado pela voz interior que transforma o homem, a fim de que este transforme suas circunstâncias; o contrário dos grandes planos do mundo, cujo objetivo é enriquecer as nações em detrimento dos pobres. O resultado disso é a miséria interior, provocada pela riqueza extrema. A verdade completa sobre Deus e Seu Cristo só pode ser compreendida sob a ação do Espírito Santo.

Diante de tantos flagelos, doenças e epidemias de vários tipos, violências e crimes abomináveis praticados pelos “adeptos” do demônio, não temos outra saída senão a presença do Espírito Santo em nós! O Espírito de  Deus, presente nas comunidades, reforça a esperança e move os povos a um clamor pela fraternidade, justiça e paz.

Que o Espírito Santo lhe inspire as palavras que você necessita usar, mas não consegue por causa das dificuldades do dia a dia.

Faça caminhada com o Espírito e peça que Ele ore por você e leve para junto de Deus tudo aquilo que você precisa no dia de hoje. Implore e confie: “Espírito Santo, venha interceder por mim, pois sei que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam. Espírito de Deus, venha orar por mim!”. Clame e peça, porque só Deus sabe a dor que está sentindo o seu coração. Ferido você está, mas o seu clamor – com o poder e a força do Espírito – subirá até o céu.

Pai, que o Espírito me ensine toda a verdade e me revele às coisas que hão de vir, para que eu possa enveredar, com toda segurança, pelo caminho de Jesus.

Padre Bantu Mendonça

Dezembro

11%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.