10 Aug 2019

É importante sacrificar a vida em prol do Evangelho

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” (João 12,24).

O grão de trigo é a figura daquilo que é cada um de nós. Um grão pequeno que caindo morre para ser o trigo, para nos dar esse alimento tão importante para a nossa subsistência. Somos alimento para o mundo; alimentamos os nossos; alimentamos as pessoas que estão ao nosso lado, ou seja, alimentamos aqueles que convivem conosco.

Assim como existem bons alimentos, existem maus alimentos que nos fazem mal. Estamos cansados de comer coisas que nos estragam, nos incham e nos fazem mal; causam doenças e enfermidades. Quantas coisas que comemos e nos estragaram, mas Deus quer que sejamos o bom trigo, aquele trigo que é amassado, que cai, morre, é triturado, e vira pão, vira alimento que sacia a fome de tantos. O trigo que é amassado, triturado e vira o Pão que será o Corpo do Senhor.

Precisamos cair por terra, precisamos nos abaixar e nos rebaixar. Muitas vezes, precisamos até ser humilhados por Deus; triturados para sermos o bom trigo. Porque o trigo que não é amassado, não é triturado, que não é verdadeiramente purificado, não serve para ser o bom alimento. O trigo precisa ser puro para ser o pão que será o corpo de Cristo para nós.

O Evangelho vivo na nossa vida é morrer a cada dia para que Cristo viva em nós

São Lourenço, que celebramos no dia de hoje, deu a sua vida por amor ao Evangelho, foi martirizado, e passou a sua vida inteira se doando pela causa do Evangelho.

O Evangelho vivo na nossa vida é morrer a cada dia para que Cristo viva em nós, por isso, a importância de alguns elementos da nossa espiritualidade: a renúncia é a capacidade de dizer “não” até para as coisas boas, em prol do bem maior que é o Evangelho.

Como é importante sacrificar a própria vida. E, muitas vezes, a vida já é um sacrifício. A mãe renuncia a si mesma para sacrificar-se pelos seus filhos, o casamento é um grande sacrifício.

As pessoas, muitas vezes, não progridem na vida matrimonial porque não foram preparadas para perdas e para o sacrifício. A pessoa quer ver no matrimônio só benesses, só os prazeres, porém, isso é engano e ilusão. Alguns casamentos, no primeiro mês, já vão para o ralo, porque o casal não se preparou para a renúncia, a começar pela cerimônia tão cheia de glórias e coisas, mas não tem o essencial.

Só se ganha a vida sabendo ter renúncias, sacrifícios e sabendo perder para ganhar. Que possamos viver essa mística da entrega do morrer a cada dia, para que a vida de Deus esteja em nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.