03 Feb 2018

Deus nos pede um coração repleto de compreensão e sabedoria

Ter um coração sábio para fazer boas escolhas e discernimentos

“Dá, pois, a Teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o Teu povo e de discernir entre o bem e o mal”. (1Rs 3, 4-13)

Salomão era apenas um adolescente quando foi suceder Davi no governo do povo Israel, esse adolescente, conforme recebeu de herança e instrução do seu pai a graça de ser acima de tudo um servo de Deus.

Olha a consciência de Salomão, ele podia ser rei e poderia ser qualquer coisa, mas decidiu ser um servo do Senhor. Essa é a consciência que todos nós precisamos ter, porque, antes de sermos pais, mães, trabalhadores e funcionários; devemos ser um servo e um filho do Senhor.

É por isso que Salomão coloca-se na presença do Senhor, nosso Deus, ora e implora a graça de Deus sobre ele. Deus o ouvindo disse: “Salomão pede tudo o que quiseres e eu te darei”.

E o que Salomão pede a Deus? Um coração sábio, compreensivo e que seja capaz de discernir entre o bem e o mal; entre a vontade Deus e o que não é vontade d’Ele; entre o que é justo e o que não é injusto.

A sabedoria é ter um coração que seja capaz de penetrar a verdade e não viver segundo os impulsos das emoções. Essa é a graça que Salomão pede a Deus!

A oração de Salomão agradou tanto ao coração de Deus, porque ele não pediu riquezas, tronos, bens materiais e casamento, e sim, pediu a sabedoria para fazer escolhas e discernimentos.

Sabe, meu irmãos, se nós soubéssemos buscar a sabedoria, o discernimento, entre o que posso e o que não posso; o que devo e não devo; entre o que vai fazer-me bem ou não; erraríamos e “quebraríamos menos a cara”, além de saber usar melhor o que temos, porque, muitas vezes, pedimos coisas materiais e essas serão o que irá atravancar, atrasar, atrapalhar e complicar a nossa vida.

Muitas vezes, estamos focados no que achamos que é “essencial”, quando na verdade o fundamental é a sabedoria e o discernimento para saber viver nessa vida, saber ser pai e ser mãe, saber ser trabalhador; sabedoria para saber viver nessa vida.

Por isso, nos colocamos, hoje, na presença do Senhor e, a exemplo da humildade de Salomão, busquemos a sabedoria e o que vem de Deus: o discernimento do coração de Deus, a instrução que vem de Deus para sabermos fazer escolhas de vida.

Precisamos ter consciência de que as nossas escolhas, várias vezes, são movidas por impulsos, emoções e sentimentalismos. A verdade é que precisamos da sabedoria para fazermos escolhas corretas, discernidas e abençoadas.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.