20 nov 2015

Deus faz morada em nosso coração

Que  a nossa casa interior esteja limpa e organizada, que seja um lugar sereno, onde Deus faça morada e nós possamos nos encontrar sempre com Ele

“Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores” (Lucas 19,45).

Que zelo, que amor, que cuidado o bom Mestre tem pela casa de Deus! Por mais amoroso e afetuoso que Jesus fosse, de forma nenhuma poderia permitir que fizessem da casa do Pai um comércio, mas foi o que aconteceu no templo naquela ocasião.

Estavam fazendo da casa de Deus um comércio, uma casa de vendedores. Quando Jesus percebeu que isso estava acontecendo, foi cheio de zelo e expulsou dali tudo o que não estava de acordo com a vontade do Senhor.

A casa de Deus, a igreja e o templo são lugares onde nos encontrarmos com o Pai. Fico preocupado quando nossas igrejas são tão barulhentas, quando deixamos que elas sejam lugares para reuniões, para encontros e tantas outras coisas, menos para a oração. E digo mais, precisamos levar nossos filhos para a igreja, a fim de que eles aprendam que ali é a casa de Deus. Fico preocupado, muitas vezes, porque os pais não ligam quando os filhos correm de um lado a outro na igreja, rasgam folhetos, sobem nos bancos… Parece que nem é com eles, parece que não estão vendo.

Como devemos ter zelo e respeito pela casa de Deus! Se deixam fazer isso com a casa de Deus, não quero imaginar o que estão fazendo com a própria casa! Muitas vezes, aquilo que deixamos fazer com a nossa própria casa é reflexo de como anda a nossa “casa-coração”, lugar da morada do Senhor. Que zelo, que respeito devemos ter por essa casa!

Assim como Jesus expulsou os vendilhões que bagunçavam a casa do Pai, Ele quer também que expulsemos do nosso coração tudo aquilo que causa bagunça interior dentro de nós: pensamentos, sentimentos, devassidões e toda aquela multidão de coisas estragadas que não merecem ser ruminadas, lembradas ou cultivadas. Que zelo precisamos ter para com o nosso coração, o lugar da morada de Deus!

É verdade que o Senhor conhece nossa pobreza e miséria, ama-nos do jeitinho que somos; contudo, Ele quer e deseja que assim como a Sua casa é organizada, serena, lugar do encontro com Deus, que a nossa casa interior esteja limpa e organizada. O Senhor quer que nossa casa seja um lugar sereno, onde Deus faça morada e nós possamos nos encontrar sempre com Ele.

Tenhamos zelo pela casa que moramos e pelo nosso coração [o lugar da morada de Deus]. Tenhamos zelo pelas nossas igrejas [o lugar do nosso encontro com Deus].

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários