05 jan 2013

Deixe Jesus Cristo mudar a sua vida

Uma das coisas fascinantes do Evangelho de João é que ele nos apresenta muitas histórias de vidas transformadas por Jesus. São vidas de pessoas simples com as quais podemos facilmente nos identificar. Uma dessas pessoas é Natanael.

Se você ler cuidadosamente os quatro Evangelhos, perceberá que Natanael não é mencionado por Mateus, Marcos ou Lucas. João foi o único que se deu o trabalho de registrar algo sobre ele. Talvez porque a vida daquele homem, aparentemente, não significasse muita coisa, mas João é assim. Ele nos dá detalhes que os outros evangelistas não apresentam.

Analisemos, hoje, o chamado de Jesus a Natanael. Este incidente é um drama em três atos: o convite, a bênção e a promessa.

No primeiro ato, Filipe encontra Natanael e lhe diz: “… Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José” (João 1,45). Você não precisa mais passar pela vida sem esperança. Ninguém precisa mais humilhar você. O sofrimento, a dor, o vazio do coração, tudo chegou ao fim, porque “achamos o Messias”.

Este é o convite a uma nova experiência. Sair da morte para a vida, das trevas para a luz, da tristeza para a alegria. E note bem: o convite não vem diretamente de Jesus a Natanael. Filipe foi o instrumento que Deus usou para alcançar um homem perdido na confusão de suas limitações humanas.

Deus sempre usa instrumentos humanos para alcançar outros seres humanos. Primeiro, você tem um encontro pessoal com Cristo e sua vida muda. Então, você parte em busca de outras pessoas para contar as maravilhas que Jesus operou em sua vida. Quem diria que, naquele dia, o testemunho fiel de Filipe levaria a notícia da vinda do Messias a todo Israel? E o que teria sido de Natanael se Filipe tivesse sentido medo de falar ou estivesse tão ocupado com outras coisas, que não tivesse tido tempo para procurar um amigo e falar de Jesus?

O chamado de Natanael nos ensina também a grande lição de que Jesus nunca buscou pessoas sem dúvidas, interrogações e questionamentos. Portanto, se você, neste momento, está lendo esta homilia com dúvidas, você é uma das pessoas que Jesus está buscando. Por que não abrir seu coração para Ele?

Jesus viu Natanael se aproximar. Aqui está a figura do Pai que viu o filho pródigo aproximar-se sujo, imundo e cheirando a porco. Jesus disse: “Eis um verdadeiro israelita!”. Para entender isto, precisamos tirar luz do Antigo Testamento. O primeiro israelita foi Jacó, depois que Deus lhe mudou o nome. Jacó queria dizer usurpador, enganador, mentiroso, falsário. Mas a diferença do velho Jacó, é que em Natanael não há dolo, seu passado está completamente apagado. Suas raízes foram esquecidas. Sua história começou de novo. Esta é uma das coisas maravilhosas que o Evangelho tem. Não importa quem foi você, nem como você viveu quando não conhecia a Cristo. Sua vida começa quando você entrega o coração a Jesus. Você entende? Neste momento, você pode ter todo seu passado apagado pela graça de Jesus.

Ele estava apenas reconhecendo o que Natanael era ou estava descrevendo o que, pela sua graça, poderia chegar a ser?

Na realidade, Deus viu Natanael antes dele nascer, desde o ventre de sua mãe. Ah, querido, Deus conhece tudo! Às vezes, quando as sombras desta vida nos envolvem, quando tudo dá errado e nos sentimos sozinhos, a tendência humana é pensar: “Deus me abandonou, Ele se esqueceu de mim, Ele ignora o que está acontecendo comigo”. Mas isso não é verdade. O Senhor conhece você desde o momento de sua concepção e o melhor de tudo é que Ele tem um plano extraordinário para sua vida.

Mas você precisa cair aos pés de Jesus como Natanael e exclamar: “Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Perceba estes dois conceitos que vão juntos: Filho de Deus e Rei.

Enquanto Natanael não reconhecia Jesus como Filho de Deus, por que iria adorá-Lo? No momento em que reconheceu a natureza divina do Filho, imediatamente O aceitou também como Rei. É Jesus o Rei da sua vida? Pense antes de responder! Jesus reina absoluto e soberano em sua vida?

Que grande dia aquele para Natanael! De manhã não passava de um homem cético, preconceituoso, vazio, desajustado e sem perspectivas futuras. Mas Jesus o buscou por intermédio de Filipe. Encontrou-o, tocou sua vida, apresentou-lhe o convite, deu-lhe a bênção e mostrou-lhe a promessa. Natanael caiu aos pés de Jesus e O reconheceu como Deus e Rei; a partir daí, novos horizontes se abriram para o jovem israelita.

Está sentado como Natanael? Seu coração treme mesmo não querendo? Sua mente luta para aceitar? Suas dúvidas, interrogações e questionamentos parecem pedras que dificultam o caminho em direção a Jesus? Clame por ajuda aí onde você está.

Padre Bantu Mendonça

Comentários