17 May 2012

Creia que sua tristeza se converterá em alegria

Olá! Aqui estou eu, mais uma vez, para lhe dirigir uma palavra que não é minha, mas sim do próprio Jesus. Diante da situação pela qual você está passando, o Senhor lhe diz no Evangelho de hoje: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Gostaria que você meditasse bem o significado dessas palavras, porque, por meio delas, sua tristeza se converterá em alegria. Com fé, confiança e esperança, entregue-se a Jesus, pois Ele está ao lado do Pai, nosso Deus.

Pare de se maltratar e de chorar. Preste atenção nas palavras de Jesus: “a vossa tristeza se transformará em alegria!”. É promessa de Deus, na pessoa do Seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Que seja também uma realidade na vida de todos aqueles que creem  no Salvador, pois Ele é o único que conhece o tamanho de sua tristeza e agonia.

Embora você esteja passando por uma situação difícil, não se preocupe, Cristo vem para fortalecê-lo e encorajá-lo. Saiba que sua tristeza se transformará em alegria e, por isso, lhe diz: “Vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.

Meu filho, não existe tristeza no coração do homem que não possa ser transformada – por Jesus – em alegria. Todavia, é fundamental confiarmos no amor de Deus. É preciso apegar-se a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas, ao seu redor, o incentivem a desistir dos seus sonhos. Confie no Senhor pois, somente assim, essa tristeza se transformará em alegria, e ela não lhe será tirada por ninguém.

Ao passarmos por algumas dificuldades, a melancolia parece que não vai ter fim. Não é mesmo? Mas pense nas muitas tristezas que você já superou. Eu creio que, na maioria delas, você pensava: “Não será possível”. “Eu não vou sair dessa”. “Minha casa ‘caiu’ e não conseguirei levantá-la”. Desta vez, eu não vou aguentar”. Você superou tudo isso com força e coragem, mas, sobretudo, com fé n’Aquele que venceu o mundo.

Muitas vezes, nos momentos de tristeza, fazemos perguntas ao Senhor:  “Por que isso? Por que aquilo? Mas de novo, Senhor? Por que só eu? Será que não posso ter sossego?”

Quero deixar algo bem claro para você, meu irmão: Se você deixar Jesus entrar no seu coração, se confiar cegamente n’Ele, Cristo lhe dirá: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis”.

Portanto, se confiarmos ao Senhor nossas tristezas, chegaremos a ponto de não O questionar mais. É necessário que a nossa confiança esteja somente em Deus, porque Ele tem o poder de mudar tudo. Ele é o Senhor da vida, da alegria e da esperança.

Neste momento da sua vida, faça das palavras de Paulo as suas: “Quando sou fraco é que sou forte!”. Isso é confiar em Deus. Torno-me “fraco” quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida. Mas esse reconhecer-se fraco diante do poder de Deus, na verdade,  leva-me a ser forte.

Quando penso e ajo assim, estou colocando toda a minha confiança no Senhor, pois acredito que não serei eu quem mudará a situação, mas sim o próprio Senhor.

Padre Bantu Mendonça

Novembro

47%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.