09 Mar 2019

A conversão é o convite de Jesus a cada um de nós

O essencial, naquilo que Jesus nos traz, é o chamado à conversão

“Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão” (Lucas 5, 31-32).

Quem não é capaz de escutar ao chamado de Jesus à conversão, de fato, não precisa de Jesus. Porque Ele não apenas nos chama à conversão, Ele cuida do nosso pecado. Pois, muitas vezes, nós não sabemos e nem damos conta de lidar com ele. O pecado, por vezes, torna-se maior do que nós, desde o menor pecado que entrou em nós, do menor egoísmo até as diversas facetas da soberba e do orgulho na nossa vida pessoal.

O bom médico, Jesus, veio cuidar da nossa enfermidade. Quem está sadio, justo, santo; quem se acha Deus certamente não precisa d’Ele. Por isso, o encontro do Senhor é com os pecadores. E, por esse motivo que, ao ver um homem na banca de cobrança dos impostos, ou, em outras palavras, o lugar onde ele cometia as falcatruas, fazia seus atos de corrupção, Jesus o chama. Pois, Ele não faz acepção de pessoas, não tem menor pecador ou grande pecador, pois Ele chama a todos.

Na situação em que nos encontramos, Ele nos chama: “Vem”. E assim Ele chamou a Levi, assim Ele me chama e chama a você “Venha”. E Levi deixou tudo e O seguiu. E, deixar tudo é, acima de tudo, deixar mesmo. É deixar aquilo a que somos apegados, aquilo que tem nos seduzido e amarrado, para que Jesus realmente possa cuidar de nós.

Jesus foi comer na casa de pessoas vistas como pecadoras, porque Ele vai atrás para cuidar, no lugar onde o pecador se encontrar. Ele vai atrás de nós onde estivermos e, se permitirmos, Ele nos arrancará do caminho de pecado que estejamos vivendo. Então, deixe-se converter! Deixe, acima de tudo, o convite de Jesus (para seguir a Ele) chegar docemente ao seu coração. Mas responda prontamente ao desejo de segui-Lo e não mais viver no caminho do pecado.

Quaresma é um tempo de graça; é um caminho a ser percorrido. E o caminho que agora percorremos é o de mudar a rota da nossa vida que, muitas vezes, se dirigia para a nossa forma egoísta e orgulhosa de pensar. E, humildemente, queremos pensar nos pensamentos, nos sentimentos de Jesus, e nos arrepender das nossas faltas e pecados. Deixemos que a Palavra d’Ele cure as nossas insanidades, pecados e todo mal que está em nós.   

Deus abençoe você!                  

                                  

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.