03 Nov 2018

Busquemos os últimos lugares

Busquemos o lugar dos últimos, busquemos estar com os últimos, porque é lá que Deus está e estará

Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu” (Lucas 14,8).

A parábola que Jesus nos conta, hoje, é a respeito da festa de casamento onde era importante quem ocupava os primeiros lugares, porque significava que era mais amigo e mais próximo dos noivos. A pessoa chegava e ocupava aquele lugar, mas, de repente, tinha alguém que era mais importante, alguém que era de mais consideração. Que constrangimento, pois a pessoa tinha de se levantar para ceder lugar a outra.

É muito mais simples ocuparmos o último lugar e os noivos nos convidarem para irmos mais próximos deles, mas só faz isso quem tem humildade e discernimento no coração.

Quem é movido pela arrogância e pela soberba quer sempre os primeiros lugares, quer estar na frente em tudo, quer saber mais, ter mais importância, chegar e, como diz a expressão popular, “abafar”.

Precisamos abafar o nosso orgulho, a nossa soberba, a nossa autossuficiência, o nosso sentimento de grandeza e sabermos buscar o nosso lugar. Esse lugar é o último, lugar que ninguém quer, que ninguém deseja ocupar, é para esses que Deus se volta em primeiro lugar. Enquanto, dentro de nós, travarmos esse combate, onde o orgulho está espezinhando, está sempre nos atormentando por causa das honras que merecemos, por causa das lembranças que os outros precisam ter de nós, viveremos um eterno combate na nossa alma.

O exemplo que Jesus nos dá – quem se eleva será humilhado e quem se humilha será exaltado – é para nos mostrar que não precisamos buscar nada que represente grandeza ou reconhecimento para nós, aplauso das pessoas ou merecimento por aquilo que fazemos. O nosso reconhecimento, o nosso merecimento vem de Deus, que reconhece, de fato, quem somos e o que fazemos. Ele reconhece, de fato, quando o coração faz as coisas com sentimento de humildade e não de grandeza.

No mundo, onde estão sempre buscando os primeiros lugares, busquemos o lugar dos últimos, busquemos estar com eles, porque é lá que Deus está e estará.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.