24 Dec 2007

BENDITO SEJA DEUS Lc 1,67-79

Bendito seja Deus, porque Ele está tão próximo de nós que já podemos pressentir os seus passos. Ele vem, no silêncio da noite, na periferia da cidade dos homens que não O acolheram. Ele nasceu em Belém.

Nas narrativas de infância de João Batista e Jesus, Lucas insere três hinos das primeiras comunidades dos cristãos convertidos do judaísmo, adaptando-os à interpretação da encarnação de Jesus. São os cânticos de Maria, de Simeão e Zacarias, que havia ficado mudo ao vacilar diante do anúncio do anjo Gabriel.

Zacarias, que emudeceu por causa da sua incredulidade, empresta agora a sua boca ao Espírito Santo para cantar as bênçãos que o Senhor derramou sobre o seu povo. Tendo assumido o nome de João para seu filho, recupera a fala e profetisa com seu hino. Após uma retrospectiva da história de Israel, centrada na figura de Davi, com os embates contra seus inimigos, afirma a manifestação da misericórdia de Deus.

Portanto, a primeira parte é um resumo geral da história da salvação. O tema é a misericórdia divina e a fidelidade de Deus à sua aliança.

A segunda parte é dirigida a João, o menino que será chamado “profeta do Altíssimo” porque irá à frente do Senhor, preparando-lhe os caminhos. A ele caberá dar a conhecer ao povo o caminho da salvação pela prática da justiça e com o perdão dos pecados. Em Jesus, iluminando os que estão nas trevas, Deus revelará a plenitude de sua misericórdia e o caminho da paz.

Jesus fez-se criança para que ninguém tivesse medo nem receio algum d’Ele. Enquanto aguardamos o seu nascimento, contemplemos seu amor sem fim e, neste dia internacional do perdão, aprendamos a nos perdoar mutuamente como Deus nos perdoa sem cessar.

O Cântico de Zacarias conta-nos as maravilhas de Deus, as bênçãos que o Senhor derramou sobre o seu povo amado.

Comentários

Novembro

40%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários