10 abr 2010

As aparições de Cristo ressuscitado*

As coincidências ou pontos comuns a todas as aparições, segundo encontram-se no relatos das mesmas são estas:

1- A iniciativa é sempre de Cristo, que de maneira inesperada aparece e desaparece, inclusivamente com as portas fechadas. Nenhuma aparição aparece de noite nem em sonhos, nem é provocada pela ilusão, expectativa ou alucinação do grupo dos discípulos.

2- Jesus não é reconhecido no primeiro momento. Os discípulos duvidam e mostram-se resistentes em acreditar. Isso motiva que ele apresente sinais e indícios da sua identidade.

3- Mediante um processo gradual de fé, o Senhor é reconhecido num segundo momento, graças a uma palavra, um sinal (por exemplo, as chagas) ou outro gesto característico que vence as suas hesitações inicias e os leva à certeza total: é Jesus ressuscitado. Estão totalmente seguros. Por isso dirão depois, inclusivamente até ao martírio: somos testemunhas.

4- Finalmente, o mandato missionário, a missão, o envio para o testemunho e a evangelização. Para esta missão da Igreja, que é a mesma de Jesus, ele dá-lhes a força e o dinamismo do seu Espírito.

A primeira leitura mostra-nos o serviço incondicional dos apóstolos para este mandato missionário de Jesus. Pedro e João estão diante do sinédrio por causa do enfermo curado no templo. Perante o apoio popular, o conselho não pode castigar os apóstolos, mas proíbe-os de falar de Jesus. A réplica de Pedro e João é terminante: temos que obedecer a Deus antes que a vós; e não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos.

Admirável exemplo da audácia apostólica para os cristãos de todos os tempos, incluindo os nossos. Apesar de todas as ameaças e proibições, não podemos ceder no anuncio e testemunho de Cristo ressuscitado.

Padre Pacheco,

Comunidade Canção Nova.

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 187-188. Paulus: 2000.

Comentários

Setembro

52%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários