18 Apr 2019

Amar é colocar-se aos pés do próximo

Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido” (João 13,5).

O início da Páscoa de Jesus, o Tríduo Pascal, mistério da Paixão, Morte e Ressurreição gloriosa de Jesus começa com Ele lavando os pés dos Seus apóstolos.

A riqueza do significado disso é o amor. A Palavra nos diz que Jesus amou os Seus até o fim, e só quem ama é capaz de doar-se de verdade. Jesus não amou só com palavras, Ele não amou com poucas atitudes. Jesus amou dando Sua própria vida por nós, porque quer nos mostrar que amar quer dizer “rebaixar-se”, colocar-se aos pés do outro para servi-lo.

Quando entramos numa igreja, ajoelhamo-nos aos pés de Jesus, ajoelhamo-nos aos pés de Deus, para honrá-Lo. Não basta, no entanto, só nos colocarmos aos pés d’Ele, pois quem ama Jesus na Eucaristia, quem O adora na Eucaristia, coloca-se também aos pés dos irmãos para servi-los, para lavar os pés uns dos outros.

Precisamos nos tratar uns aos outros como servos e senhores. Só Deus é nosso Senhor, mas nós O servimos não só quando nos colocamos aos Seus pés na Eucaristia, mas quando nos tornamos servos uns dos outros.

A verdade é que o orgulho, a soberba e o fato de nos sentirmos grandes até servindo a Deus nos impedem de termos atitudes concretas.

Jesus quer nos mostrar que amar quer dizer rebaixar-se, colocar-se aos pés do outro para servi-lo

Não permitamos que a Missa de hoje seja apenas um teatro emocionante, onde o padre, ao exemplo de Jesus, lava os pés de doze pessoas que simbolizam a comunidade. Trata-se de um gesto sacramental e de vida.

O amor é mandamento, o maior dos sacramentos! Precisamos lavar os pés dos pobres e doentes, precisamos cuidar uns dos outros, precisamos nos colocar à disposição dos outros. A nossa religião está fadada ao fracasso quando não é movida pelo amor.

Amar quer dizer servir, cuidar e colocar-se aos pés do outro. Não basta adorarmos Jesus, precisamos amá-Lo amando os nossos irmãos e nos colocando aos pés uns dos outros.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.