15 Jan 2010

Abandonar o Senhor significa desfigurar-se totalmente

“Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa. Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía. Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens. Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: ‘Filho, perdoados te são os pecados.’ Ora, estavam ali sentados alguns escribas, que diziam uns aos outros: ‘Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?’ Mas Jesus, penetrando logo com seu espírito tios seus íntimos pensamentos, disse-lhes: ‘Por que pensais isto nos vossos corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda? Ora, para que conheçais o poder concedido ao Filho dó homem sobre a terra (disse ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.’ No mesmo instante, ele se levantou e, tomando o. leito, foi-se embora à vista de todos. A, multidão inteira encheu-se de profunda admiração e puseram-se a louvar a Deus, dizendo: ‘Nunca vimos coisa semelhante’.”(São Marcos 2,1-12)

Podemos ver no Evangelho que o Senhor curou o paralítico. Claro que, depois disto, muitas pessoas passaram a aceitar Jesus como Filho de Deus.

O nosso seguimento tem que ser perseverante. Não podemos chegar a um ponto de rejeição; ao contrário, é preciso que perseveremos faça chuva ou faça sol. Não podemos abandonar Jesus aconteça o que acontecer.

Às vezes, acontecem situações que fazem você querer viver a vida passada novamente. Vem a saudade da vida antiga e você vai parando de rezar e abandonando o Senhor. Mas hoje é preciso perceber que em sua caminhada você não pode desistir de Jesus, não pode abandoná-Lo.

“Samuel, tendo envelhecido, estabeleceu os seus filhos juízes de Israel. Seu filho primogênito chamava-se Joel, e o segundo Abia; e julgavam em Bersabéia. Os filhos de Samuel, porém, não seguiram as suas pisadas, mas deixaram-se arrastar pela cobiça, recebendo presentes e violando o direito. Todos os anciãos de Israel vieram em grupo ter com Samuel em Ramá, e disseram-lhe: Estás velho e teus filhos não seguem as tuas pisadas. Dá-nos um rei que nos governe, como o têm todas as nações. Estas palavras: Dá-nos um rei que nos governe, desagradaram a Samuel, que se pôs em oração diante do Senhor. O Senhor disse-lhe: Ouve a voz do povo em tudo o que te disseram. Não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, pois já não querem que eu reine sobre eles.” (I Samuel 8,1-7)

Há muitos cristãos que se deixam comprar por presentes. Era isso que estava acontecendo com os filhos de Samuel, pois eles estavam abandonando o Senhor por bens materiais. Samuel era um grande líder, mas estava morrendo. Quem governava o povo de Deus era o próprio Deus, mas agora eles pediam um rei como as outras nações. Com essas palavras o povo começou a rejeitar o Senhor.

A Palavra de Deus, hoje, vem nos alertar de que não podemos abandoná-Lo. Se você disser que não quer saber d’Ele, Ele não vai agarrá-lo pelo pescoço, não vai entrar em sua liberdade.

Cada um de nós sabe o que acontece em nossas vidas, mas não podemos esquecer o que Deus fez nela. Nós vamos nos esquecendo das grandes coisas que Ele fez. A maior ingratidão de um cristão é abandonar Jesus que veio para a Terra e morreu na cruz só para nos salvar.

Não sei em qual ponto você está em sua vida de cristão, mas não abandone o Senhor. Um homem sem Deus se torna um animal; um homem sem Deus vai sofrer muito. Não abandone Jesus por nada nesse mundo. Se você está com Ele, mesmo sofrendo continue. Saiba esperar em Deus.

Abandonar o Senhor significa desfigurar-se totalmente. Olhe o alerta que São Pedro nos dá:

“Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do mundo pelo conhecimento de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador nelas se deixam de novo enredar e vencer, seu último estado torna-se pior do que o primeiro.Melhor fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, depois de tê-lo conhecido, tornarem atrás, abandonando a lei santa que lhes foi ensinada. Aconteceu-lhes o que diz com razão o provérbio: ‘O cão voltou ao seu vômito’ e ‘A porca lavada volta a revolver-se no lamaçal’.” (II São Pedro 2,20-22)

Uma pessoa que não queria saber de Jesus, mas se converteu, não pode mais voltar, porque sua vida passada será pior do que era antes. Seria melhor não ter conhecido Jesus. Abandonar a Deus é voltar a uma vida de “porcaria”. Se você está querendo voltar à sua vida passada, não volte, não abandone o Senhor; continue firme no seu caminho. Depois de tê-Lo conquistado no seu coração continue firme. Ele tem um plano muito maior para você.

Homilia de padre José Augusto

Missionário da Comunidade Canção Nova


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários

Novembro

40%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários