02 Jun 2011

A nossa tristeza se transformará em alegria

Diante da situação pela qual você está passando, Jesus diz no Evangelho de hoje: “Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

Gostaria que você meditasse bem sobre o significado dessas palavras. A sua tristeza se converterá em alegria! Com fé, confiança e esperança entregue-se a Deus, pois Jesus subirá para o Seu e o nosso Pai. Para o Seu e nosso Deus. Pare de se maltratar e chorar!

Preste atenção nestas palavras de Jesus: “A vossa tristeza se transformará em alegria”. É promessa de Deus, na Pessoa do Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Então que seja uma realidade na vida de todos aqueles que creem em Jesus Cristo Salvador. Ele é o único que sabe verdadeiramente qual é o tamanho da sua tristeza e agonia. Ele vem para fortalecer e encorajar você. Saiba que a sua tristeza se transformará em alegria! Embora agora você esteja passando por alguma situação difícil, não se preocupe: Já que Cristo percebeu isso e por isso lhe diz: “Vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria”.

Meu filho, não existe tristeza no coração do homem que não possa ser transformada em alegria por Jesus Cristo. Todavia, mais fundamental que confiarmos no amor de Deus, é nos apegarmos a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas à nossa volta nos incentivem a desistir de nossos sonhos, mesmo que elas coloquem barreiras naquilo que nós temos buscado. Não importa! Deus é maior. Confie no Senhor e – somente assim – esta tristeza irá se transformar em alegria. E essa alegria não será tirada de seu coração por ninguém. Ela será a alegria plena.

Ao passar por alguma dificuldade, parece que ela não vai ter fim, não é mesmo? Mas olhe quantas tristezas você já superou. E eu creio que em todas elas você pensava que não era possível a superação. “Eu não vou sair dessa!”. “A minha casa caiu e já não a conseguirei levantar. Não vai passar, desta vez eu não vou aguentar!” Mas você as superou com força e coragem. Sobretudo com fé n’Aquele que venceu o mundo.

Muitas vezes – no momento da tristeza – fazemos perguntas ao Senhor. Por que disso, por que daquilo? E “de novo, Senhor?” E “por que só eu? Será que não posso ter sossego?”

Quero deixar bem claro para você, meu irmão: Se você deixar Jesus entrar no seu coração, se você confiar cegamente n’Ele, Ele então dirá a você: “No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé. Eu venci o mundo e comigo também vós vencereis“.

Portanto, se confiarmos ao Senhor nossas tristezas, chegaremos ao ponto de não O questionarmos mais. É necessário que nossa confiança esteja somente no Senhor, nosso Deus. Tire sua confiança do homem. Confie apenas no Senhor, porque Ele tem o poder de mudar tudo. Ele é o Senhor da vida, da alegria e da esperança.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.