29 Nov 2007

A VINDA DO FILHO DO HOMEM

Este discurso escatológico, no evangelho de Lucas, Jesus inaugura um novo tempo e decreta o fim de um outro. Este novo tempo tem como prenúncio a destruição do Templo e, na parte final, faz a narrativa da destruição de Jerusalém. Lucas escreve seu evangelho na década de oitenta, cerca de dez anos após Jerusalém ter sido destruída pelo exercito romano chefiado pelo general Tito. Embora o fato já tenha acontecido, quando Lucas escreve na visão dos cristãos convertidos do judaísmo, ele tinha o caráter escatológico da inauguração dos novos tempos, com a manifestação plena do Filho do Homem, no desabrochar da nova humanidade libertada e glorificada em Jesus. No texto Jesus alerta aos seus discípulos a que estejam com os rins cingidos; pois o dia da ira e da vingança de Deus contra todos aqueles que profanaram o templo com obras pecaminosas bem como a cidade com atos promíscuos. Mas para os que tiverem ouvido, acolhido seguido a palavra de Jesus e a tiverem transformado em ações concretas no seu modo de viver nascerá o Sol da Justiça. Este dia, não será o dia de tristeza. Mas sim de grande alegria, dia da justiça de Deus, dia de festa, porque verão o Senhor vindo sobre as nuvens com o poder e gloria.

Meu irmão, minha irmã, Jesus também te dirige à palavra. Não penses que não este dia não brilhará também para ti. Este dia não poupará alguém. Cada um será tratado conforme merecerem as suas obras. Deixe de viver na casca, na falsidade, na mentira, não penses que a beleza do teu corpo poderá resistir à ira de Deus. Converta-te já. E o dia é hoje. Porque amanhã pode ser muito tarde. Jesus manda-nos vigiar, levantar a cabeça. À hora da nossa libertação está próxima. Só que não sabemos. Alías nem os anjos de Deus o sabem. Somente o Pai o sabem. Para nós, portanto, cabe saber: a hora é incerta, mas Sua vinda embora tarde ela é certa.

Portanto, estamos diante da vinda eminente do Filho do Homem, convertidos e esperançosos corramos ao seu encontro, pois Ele vem com o poder e glória para nos salvar.

Comentários

Novembro

40%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários