29 abr 2013

A santidade do nosso viver é garantida pela força do Espírito Santo

A maior prova do amor a Jesus passa pela obediência, não “cega”, mas iluminada pela fé nas palavras e obras do Mestre. Jesus inspira e fundamenta nossas ações e nosso modo de viver. Seu exemplo de amor e misericórdia nos arrasta para a contemplação da beleza da vida e a certeza da eternidade em Deus.

Observar e obedecer Suas palavras é seguir o caminho ao longo do qual se dá o encontro com o Pai na vivência da partilha, da fraternidade e da solidariedade com os excluídos e oprimidos da nossa sociedade.

No seu amor, tornamo-nos “sacramentos da vida”, sinais visíveis de sua presença entre nós. Daí, brota nossa responsabilidade cristã: manifestá-Lo ao mundo! Muitas vezes, ocupamo-nos com coisas inúteis, deixando de lado o fundamental. Não percamos tempo em coisas que não são essenciais para nossa vida. Deixemo-nos conduzir por aquelas coisas que nos aproximam d’Ele e, sobretudo, da Sua Palavra.

Pela Palavra todos nós somos orientados a participar da vida do único e verdadeiro Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, para que, abraçando o dom da fé, consigamos descobrir quer a nossa origem quer o nosso destino, a nossa pátria definitiva.

O encontro e a comunhão com a vida divina e eterna são o conteúdo da Palavra que, com intensidade e fervor, Jesus anunciou aos apóstolos e discípulos, e continua dirigindo a nós. Depois de tudo o que Ele fez e falou, já não há motivos de dúvida nem de desespero; até porque a santidade do nosso viver – ainda na terra – é garantida pela força vivificadora do Espírito Santo.

A missão do Espírito Santo é recordar tudo o que Jesus disse, fez e ensinou. O Paráclito nos revela a presença real de Cristo entre nós, iluminando Sua Palavra e fortalecendo nossa fé, enquanto entre dores, dificuldades, tristeza e traições vemos como que entre sombras, mas também entre alegrias, vitórias e triunfos, vislumbramos com toda a certeza – enquanto caminhamos – a manifestação gloriosa de Deus, nosso Pai.

Cabe a mim e a você, meu irmão, ser obediente à Palavra que se fez carne. Deixe a luz do céu entrar no seu coração! Abra bem as portas da sua alma, do seu espírito, para que transfigurado pela Palavra fique cheio de esperança de ver chegar a hora de vencer, de triunfar sobre tudo e todos em nome e no poder de Jesus.

Padre Bantu Mendonça


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários