12 Feb 2018

A provação e as tribulações nos fazem cristãos fortes

Deus não te abandona diante das provações, porque Ele está sempre ao seu lado

“Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma” (Tg 1, 1-11).

A palavra de Deus traz a nós, nessa carta de São Tiago, duas coisas importantes: a primeira delas é a provação; todos nós somos provados na vida e alguns entendem errado e acham que provação é Deus abandonando. Não! Provação é Deus estando conosco quando, Ele está conosco quando somos provados e vivemos situações difíceis e complicadas como o Seu próprio Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, viveu no meio de nós.

Provação não é só tentação da carne, somos provados de diversas maneiras: com sofrimento, doenças, enfermidades, dificuldades financeiras, mas, somos provados, também, na nossa fragilidade humana e espiritual, enfim, somos tentados em situações e circunstâncias. Para que servem as provações? Para nos amadurecer, nos tornar homens e mulheres íntegros e que saibam fazer escolhas na vida. A provação não me afasta de Deus, ela me aproxima d’Ele; se eu vivo com Ele toda e qualquer provação nos amadurece.

Se olharmos para o nosso passado, perceberemos tantas coisas difíceis já enfrentamos e, hoje, podemos olhar de outra forma e perceber como crescemos, amadurecemos. Só não crescemos mais, porque não soubemos aproveitar melhor as circunstâncias difíceis que vivemos ou passamos. Em cada provação tem uma lição a ser dada, aprendida e vivida e podemos amadurecer e nos tornar um homem melhor, maduro e mais próximo de Deus.

Quando sabemos ler as provações com a ótica da fé e da maturidade humana, produzimos a perseverança. As pessoas passam pelas provações e desistem, desanimam e deixam o caminho, desse modo, não crescem na fé, ela não têm testemunhos para dar. “Eu passei por dificuldade, então, deixei e abandonei tudo”; “a minha família está passando por tribulações”, então, deixa a família; “a Igreja está passando por isso”, então, deixa a Igreja, sendo assim, não ficamos em nada e não crescemos na vida.

Aguente! Persevere! Lute e não desanime! A provação produz homens e mulheres fortes, que sabem enfrentar a vida como ela deve ser enfrentada. E se passar por provação, enfrente! 

Deus abençoe você!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.