23 Sep 2017

A perseverança é o segredo dos fortes em Deus

Perseverar quer dizer insistir, persistir e não desanimar por qualquer tribulação

“E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança” (Lucas 8, 15).

Das tantas vezes que nós ouvimos a parábola do semeador, podemos prestar atenção nos terrenos negativos ou que não foram frutuosos; terrenos onde a Palavra de Deus secou, foi roubada, levada; terrenos onde a Palavra de Deus até caiu, mas não tinha profundidade e não deu frutos.

Deus deseja que o nosso coração não seja nenhum desses terrenos; pelo contrário, Ele deseja que o nosso coração seja um lugar onde a Palavra de Deus caia e produza muitos frutos.

O que precisamos fazer, para que o terreno do nosso coração seja, de fato, o terreno onde a Palavra de Deus caia e os frutos sejam muitos? Primeiro, é preciso ter um coração bom e generoso, que não se deixa permear pelo mal, ser induzido e seduzido pela maldade dos sentimentos que circulam ao nosso lado. Um coração bom é aquele que vive na bondade de Deus. Depois, é preciso acolher com generosidade, com abertura e amor.

Às vezes, você vai ouvir a Palavra de Deus, mas a escuta por escutar, por obrigação, para cumprir preceitos, formalidades, e isso não é generosidade. Ser generoso é ter alegria, disposição e ânimo para acolher aquilo que vem de Deus.

Se somos bons e generosos, essa Palavra entra em nós e nos convida a dar frutos na perseverança. Veja bem: podemos produzir frutos para o Reino de Deus, mas é preciso perseverar, e a perseverança é o segredo dos fortes em Deus, daqueles que se fortalecem n’Ele.

Perseverar quer dizer insistir, persistir e não desanimar por qualquer coisa nem tribulação, por qualquer dificuldade ou sofrimento. Perseverar e insistir no caminho do Reino de Deus, apesar de todas as situações contrárias.

Muitos começaram em Deus, mas não terminaram n’Ele. Muitos eram de Deus, mas não continuaram servindo-No, porque se deixaram desanimar pelas coisas do mundo, pelas dificuldade que encontraram pelo caminho, por tantas coisas que enfrentaram na própria vida de comunidade, de igreja e assim por diante.

Os frutos da Palavra não se manifestam em nossa vida, porque nos falta perseverança. Não é só perseverar indo para a igreja, mas, sobretudo e acima de tudo, nas obras de Deus.

Começou a ler a Palavra de Deus, leu uma, duas vezes, mas depois parou. Começou a rezar em família, rezou um ou dois dias; parou. Perseverar é fazer, com insistência do coração, comprometido com aquilo que assumiu fazer.

Seja bom, seja generoso, seja perseverante, e colha os melhores frutos da vida.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Dezembro

31%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.