06 ago 2016

A oração transfigura nosso coração

A oração transforma e renova, faz-nos novos e renovados para levarmos ao outro a graça de Deus

“Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante” (Lucas 9, 28b).

Celebramos, hoje, a Festa da Transfiguração do Senhor. É realmente uma festa, porque, quando Jesus sobe a montanha sagrada, acontece a antecipação da Sua glória. Aquilo que contemplamos em Sua Ressurreição, os discípulos estão contemplando enquanto o Senhor está no Monte Tabor.

Jesus se transfigura, a Sua figura muda, fica resplandecente e gloriosa. O que podemos aprender e contemplar desse momento maravilhoso da Transfiguração de Jesus? Ele ainda não está na glória, está a caminho dela, Ele está vivendo Sua via terrena, vivendo as durezas e penúrias de Sua vida terrestre. Conosco é assim também, porque ainda não estamos na glória, estamos ainda vivendo nosso vale de lágrimas, carregando a nossa cruz, construindo o nosso lugar no céu e fazendo a nossa Via-sacra.

Podemos trazer o Reino de Deus e contemplar, experimentar, experienciar; fazer transfigurar na nossa vida a vida gloriosa que nos espera, se formos fiéis à graça de Deus.

Jesus subiu ao monte para orar, e lá a graça maravilhosa aconteceu. Amados, a oração transfigura o nosso coração, transforma a nossa face, o nosso semblante e até nossas vestes. A oração muda, muitas vezes, o rosto que está carrancudo e amargurado, aquela nossa face que está “feia”.

Eu sei que é muito mais fácil querermos mudar nossa face maquiando-a. Não sou contra usar maquiagem, mas é melhor mudarmos nossa face contemplando a face do Senhor, colocando-nos em Sua presença, deixando que ela entre em nós e transfigure a nossa face, o nosso semblante, o nosso sorriso, aquilo que somos para o outro.

Quando subimos para estar com o Senhor, na montanha sagrada, na montanha da oração; quando nos reunimos em nossa casa, quando estamos em nosso quarto sozinhos com Deus, fazemos comunhão com Ele. Isso é uma verdadeira transformação! Não é só a nossa face que muda, o nosso coração é tocado e transformado. Sabe aquela coisa ruim que está nos acabrunhando, machucando, deixando nosso coração dilacerado? Quando nos colocamos, verdadeiramente, em oração, Deus vai nos transformando, as realidades vão saindo daquilo que estão para uma realidade melhor.

Eu sei que vamos voltar para o mundo, voltar a lidar com as pessoas que nos machucaram, com as situações que nos ferem, porém vamos voltar de outra forma, mais fortalecidos e animados, transfigurados e transformados!

A oração transforma e renova, faz-nos novos e renovados para levarmos ao outro a graça de Deus! Não tenhamos medo de nos recolher, de estar a sós, de nos colocar na presença do Senhor, porque Ele transforma a nossa vida, o nosso ser, o nosso semblante e as situações que vivemos!

Deus abençoe você!

Comentários