12 mar 2017

A oração transfigura nossa vida

A oração nos abastece e nos alimenta, a oração nos refaz, muda o nosso semblante e nosso interior

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha” (Mateus 17, 1).

Veja que maravilha, estamos no contexto do tempo da Quaresma. Alguns podem pensar que a Quaresma é apenas um tempo que nos conduz à Paixão de Jesus. É um erro, uma ilusão, um engano, pois a Quaresma nos conduz para o alto da Ressurreição de Jesus; a Quaresma é o tempo que nos conduz pelo caminho da vida nova da Ressurreição de Cristo.

É verdade que não iremos passar ou chegar à ressurreição simplesmente burlando o caminho, porque, o caminho que nos conduz à Páscoa de Cristo passa pela Sua Paixão, passa pela Sua Via-sacra, passa por todo sofrimento que O espera em Jerusalém.

O Senhor nos acalenta, reconforta-nos, Ele nos dá sempre o sentido da glória! Por isso, neste domingo, meditamos a Transfiguração de Jesus.

E o que é a transfiguração? Contemplar de forma antecipada a glória que Cristo irá viver! Eles [discípulos] estão vendo resplandecer o rosto de Cristo que brilha como o sol, as Suas roupas ficaram tão brancas com a luz, mas não é a luz que conhecemos da nossa casa. É uma luz celeste, que é impossível descrever aquela brancura. É essa glória que nos espera, é esse o corpo glorioso que Deus quer para nós, é essa vida gloriosa que o Senhor prepara para cada um de nós!

Deixe-me dizer a você: é preciso que tenhamos os olhos voltados para o Céu, é preciso que caminhemos em meio às Vias-sacras da nossa vida sem perder a perspectiva que nos aguarda, que é a vida gloriosa na presença do Nosso Deus.

Deus não preparou para nós sofrimentos eternos. Ele vem caminhar conosco para nos ajudar a caminhar a cada dia, carregando a nossa cruz. Mas não é uma cruz que nos conduz para baixo, para nos derrubar. É uma cruz que nos eleva para a presença de Deus. Por isso, que neste caminho que nos conduz até Jerusalém, Jesus leva os Seus principais discípulos a uma alta montanha e ali se transfigura na presença deles.

Jesus quer se transfigurar a nossa presença, Ele quer fazer resplandecer a Sua glória, o Seu rosto glorioso diante da nossa face enrugada, sofrida e machucada para que nós também sejamos transfigurados. De que maneira Ele realiza isso? Pela força, pelo poder da oração; quando somos capazes de nos recolhermos, de sairmos do nosso cotidiano e irmos a um lugar à parte. Como é importante esse lugar à parte, distante de tudo aquilo que estamos fazendo do nosso cotidiano para nos colocarmos somente na presença de Deus.

A oração transfigura nossa vida, a oração nos configura a Cristo, a oração nos coloca íntimos a Ele, a oração nos faz contemplar o Céu já na terra. A oração antecipa as realidades futuras para o tempo presente, a oração nos abastece e nos alimenta, a oração nos refaz, muda o nosso semblante e nosso interior.

Quantas vezes levantamos com um sentimento negativo, com o sentimento de fazer coisas erradas, e quando nos jogamos na oração, o nosso ser é transfigurado pela graça de Deus!

Hoje, Jesus quer nos levar a montanha sagrada para fazer resplandecer em nós a Sua face gloriosa. Contemplemos o Cristo presente e vivo no meio de nós!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários

Outubro

49%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários