21 Feb 2016

A oração penetra nosso interior e nos transforma

A oração penetra nosso interior para podermos ouvir a voz de Deus e sermos transformados por ela

“Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu a montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante” (Lc 9,28).

Neste segundo domingo da Quaresma, temos a graça de subir com Jesus a montanha sagrada. Por que Ele sobe a montanha sagrada? Para rezar, orar, viver a dimensão da profunda comunhão com o Pai e levar consigo seus principais apóstolos, aqueles que vivem com Ele os momentos mais singulares na Sua missão.

Pedro, Tiago e João acompanham Jesus neste momento tão importante. O que nós aprendemos com tudo isso? Primeiro, a subir a montanha, ou seja, sair do lugar onde estamos, seja nosso trabalho ou ocupação, da comodidade que temos na vida para ir a um lugar reservado. A montanha alta significa o encontro de Deus que está nas alturas.

Quando vamos ao encontro de Deus, quando nos colocamos inteiramente na presença d’Ele, somos transformados, transfigurados, começamos a resplandecer a beleza divina. Os apóstolos escutaram e viram Jesus, puderam falar com Ele. Todos os sentidos são tocados quando são envolvidos na oração verdadeira.

Quando nos retiramos de onde estamos ou do que fazemos, e nos colocamos em uma atitude de oração profunda, nossos sentidos se envolvem. E o que a oração faz conosco? Ela vai nos purificando por dentro e por fora. A oração purifica nossos ouvidos tapados, surdos, incapazes de ouvir a voz de Deus e distinguir aquilo que é d’Ele.

A oração penetra nosso interior para, realmente, onde está o comando da nossa vida, a disposição da nossa vontade, a voz de Deus ser escutada. A oração faz transfigurar nosso olhar. Nós olhamos as coisas, muitas vezes, de forma aparente, com cobiça e olhar mundano.

Quando subimos para a presença do Senhor, Ele transfigura nossa vista e passamos a ver além, passamos a ver a vida de uma forma transfigurada. Aqui, transfigurada não quer dizer irreal, mas de forma sobrenatural. Passamos a ver as coisas com o olhar de Deus. Quando vamos à montanha sagrada para estar com o Senhor, falamos com Ele e Ele fala conosco.

Às vezes, na oração, não conseguimos dizer uma palavra, mas quando escutamos a voz do Senhor e transfiguramos o nosso olhar, queremos ficar na presença d’Ele. Somos convidados, neste domingo, a nos entregarmos à oração, a redimensionarmos e revisarmos nossa forma de nos relacionarmos com Deus. A oração transforma nossos sentidos.

Deus abençoe você!

Veja a reflexão do dia de hoje:

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do Padre Roger

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.