26 Aug 2017

A hipocrisia contamina nossa vida

A hipocrisia é uma tentação para a nossa humanidade em todas as ocasiões

“Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam” (Mateus 23,3).

Eis o princípio da hipocrisia: falar e não fazer; ensinar os outros como deve ser, mas, na própria vida, não viver aquilo que ensina. A hipocrisia é uma tentação para a nossa humanidade em todas as ocasiões.

Todos nós temos sementes de hipocrisia dentro de nós, é a marca do pecado, é a configuração do orgulho e da soberba em nós. Na verdade, é isso que a soberba faz conosco, aparentar que somos uma coisa e até acreditar que, realmente, somos; mas, na verdade, não nos deixa ver o que de fato somos.

Falamos, cobramos, exigimos demais dos outros, exigimos aquilo que não praticamos um décimo sequer. O fermento da corrupção e da hipocrisia ressoam mal e estragam onde se fazem presentes. Não nos deixemos contaminar por eles nem deixemos que levedem a nossa vida.

Pense um pai que quer exigir dos seus filhos aquilo que ele não vive. Ninguém é perfeito, sabemos disso, mas devemos nos esforçar. Aquilo que falamos deve vir daquilo que nos esforçamos para viver. Por que exigir dos outros aquilo que nem nós praticamos?

Podemos ter errado um dia, mas nos corrigimos do erro. Um pai quer que o filho não beba, que não faça isso e aquilo, mas ele continua fazendo; se, um dia, ele fez, mas parou, é um exemplo formidável de vida!

Ninguém deve ser condenado por um passo nem por situação nenhuma, mas deve ser exaltado aquele que soube se corrigir. A melhor aula que alguém pode dar é: “Olha, eu era assim, mas me deixei mudar. Eu me esforcei para mudar”.

Podemos cair num falso moralismo, e foi nesse falso moralismo que caíram, muitas vezes, os líderes da religião judaica; e nós cristãos, muitas vezes, caímos também. Falamos e exigimos demais, queremos muito que os outros façam, mas não damos exemplo.

A primeira lei para a vida é viver e ver aquilo que nós acreditamos, e quando nos esforçarmos para viver, teremos a graça de ensinar e fazer com que o outro viva. Que a nossa religião não seja dos hipócritas, mas da vida que Deus nos trouxe.

Deus abençoe você!

 

 


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Dezembro

31%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.