10 Jul 2010

A força está dentro e não fora!

Nestes dias estamos meditando o capítulo 10 do Evangelho de Mateus, no qual Jesus chama Seus apóstolos, dá as devidas recomendações e os envia.  Os apóstolos são Doze, ou seja, doze na Sagrada Escritura é a totalidade, é o símbolo da comunidade; para dizer que, nas entrelinhas, também consta o nome de cada um de nós, para o seguimento e a missionariedade na Igreja.

O fato mais surpreendente no chamado de Jesus Cristo a cada um de nós é que tudo aquilo que acontece com Ele, consequentemente, acontecerá com os seguidores d’Ele; melhor dizendo: pior acontecerá conosco. A apostasia está aí! Ela é a alma deste mundo, mundo este que é contrário ao Evangelho e à verdade, que é Jesus. A negação da fé não está é novidade para ninguém.

Para que possamos ser fiéis e não corramos o risco de negar a fé, é preciso que nos aprofundemos  em algumas realidades muito importantes:

Mergulhar a nossa vida no Evangelho: Precisamos ser íntimos da Palavra; quanto mais estivermos mergulhados na força da Palavra, tanto menos atenção daremos a tudo aquilo que quer nos tirar do foco, da meta. Nosso foco, nossa meta é o Senhor, a Sua Palavra. Na intimidade com a Palavra, nos tornamos íntimos de Jesus, pois Ele é o Verbo, que se fez carne. Só se anuncia aquilo que está dentro de nós; é do coração que vêm todas as coisas. Antes de subirmos aos telhados deste mundo, temos de nos abastecer dando tempo e atenção àquilo que é a essência, não nos envolvendo com as supostas perseguições. Não devemos dar poder para quem não o tem.

Jesus nos libertou de todas as escravidões: Não devemos e podemos temer a nada  nem ninguém. Somente a Deus; e o temor em Deus não é medo, mas sim, confiança e respeito. Nada  nem ninguém tem o poder de tirar aquilo que temos de mais precioso: a nossa liberdade. Por mais que possam nos prender, nos matar, dentro de cada um de nós existe algo que ninguém pode matar e aprisionar: aquilo que realmente somos, enquanto filhos e filhas de Deus. Somente nós temos o poder de nos prender e de tirar a nossa vida. Mais ninguém. Em Deus, por mais que existam perseguições e prisões, somos verdadeiramente livres!

Vivemos, enquanto cristãos, da Providência Divina: Para dizer que há muito preocupação em nossa vida, quanto a tudo aquilo que é supérfluo, acidental. Não, o Senhor sabe do que precisamos… Inclusivamente sabe de toda a angústia e perseguição que haveremos de passar e as que já estamos passando. Deus, na Sua infinita bondade e misericórdia, sabe do que necessitamos. Tudo concorre para aqueles que amam ao Senhor, já dizia e diz São Paulo.

Na verdade, no mais profundo sentido da questão, o problema não está fora; aliás, nunca está fora, mas dentro de cada um de nós, ou seja, nós ainda não entramos na Palavra e não a deixamos entrar em nós. Não acreditamos naquilo que somos, muitas e muitas vezes: filhos e filhas de Deus; livres em Deus. Não vivemos da Divina Providência, pois somos muito autossuficientes; queremos tudo e do jeito nosso; não queremos viver da Providência, fazendo com que o Senhor cuide nós. Desta forma, nunca conseguiremos resistir à grande perseguição. Por que são muito fortes as formas contrárias ao Evangelho? Não! É porque muito fracos somos, inconstantes, imaturos, queremos tudo sem o mínimo de esforço. Deste jeito, seremos tudo, menos cristãos.

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.