09 Oct 2009

A FAVOR OU CONTRA JESUS Lc 11,15-26

No Evangelho de hoje Jesus se revela, de forma categórica, como o novo Moisés, combatendo o mal na busca da libertação da pessoa e do mundo. Ele é Aquele que vem com o poder de Elias.

Com a expressão: se Eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, então o reino de Deus chegou até vós, Jesus quer dizer que Ele é o Filho de Deus, enviado pelo Pai. As suas obras manifestam que Ele trouxe ao mundo o reino de Deus; as suas obras não são obras do demônio, como queriam os seus inimigos. Mas sim a concretização da oração do Pai nosso que Ele mesmo ensinou aos discípulos. Assim, tudo o que se pede com fé, confiança e esperança, se realiza porque Ele está presente e operante entre os discípulos.

À nós que o recebemos como nosso salvador precisamos estar bem preparados: Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele.

Não podemos nos deixar dividir porque assim estaremos trabalhando contra nós mesmos. Por isso, Jesus hoje nos adverte: “todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. Por mais segurança que tenhamos na realização de um projeto, tudo poderá ruir se permitirmos que hajam divisões entre aqueles que o executam. Isto vale para todos os empreendimentos da nossa vida: familiares, sociais, espirituais. O homem foi feito para ter relacionamentos saudáveis. Aquele, que está em paz com os seus irmãos e irmãs está em paz com Deus e consigo mesmo.

Precisamos estar atentos às nossas ações para sabermos a quem estamos servindo. Podemos dizer que estamos fazendo alguma coisa em Nome de Deus e na realidade, estarmos servindo ao demônio. Tudo o que fizermos para o bem do próximo, de coração e por amor a Deus, com certeza, estaremos fazendo em função do Reino dos Céus. Mas, aquilo que fizermos em função de nós mesmos ou para atender apenas aos nossos interesses egoístas, estará passível de fracasso e corre o risco de que chegue alguém mais forte do que nós e apanhe o que possuímos para dividir com outros e assim o nosso reino estará destruído. O Reino de Deus chega para quem está com Jesus e segue os Seus ensinamentos.

O homem precisa ter o seu pensamento e a sua mente, ocupados com as coisas de Deus. Não podemos aceitar ficar vagando no nada, porque assim estaremos deixando a casa arrumada para que o mal se estabeleça. Jesus diz que quem acredita que é pelo dedo de Deus que Ele faz os milagres, esse tem fé e o Reino dos Céus chegou para ele. Estar com Jesus é deixar-se guiar completamente pelos Seus ensinamentos através do poder do Espírito e não permitir a intrusão de qualquer idéia ou pensamento que venha do inimigo.

Em nome de quem você tenta fazer as coisas? Você não tem se equivocado nos seus projetos pensando que é pelo dedo de Deus que você quer conseguir as coisas? Existe dentro de você algo que possa estar dividindo o seu modo de pensar com Deus ou com o inimigo de Deus? Você se sente interiormente preenchido pelo poder do Espírito Santo? Com o que você tem alimentado o seu espírito?

Pai, afasta de meu coração todos os preconceitos que me impedem de acolher Jesus Cristo como teu enviado para trazer ao mundo a salvação e a libertação.

Comentários

Novembro

40%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários