15 Feb 2019

Jesus quer nos devolver a capacidade de ouvirmos a Ele e aos outros

Precisamos que a saliva de Jesus toque os nossos ouvidos, para nos restaurar e nos fazer ouvir o que precisamos ouvir

“Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão” (Marcos 7,32).

Esse homem do Evangelho era surdo, ou seja, não tinha a capacidade da audição. Mas um dia ele escutou, porque ele falava; e para falar é preciso escutar. Porém, ele falava com muita dificuldade e, com certeza, essa dificuldade para falar era decorrente da sua capacidade de ouvir.

Quem não escuta bem, não pode falar bem. E falar bem não é falar bonito ou ter bons discursos, porque, de repente podemos ler e aprendermos a arte da oratória. Refiro-me à capacidade de dialogar, de comunicar-se e expressar-se. Capacidades essas que, ao longo da vida, vamos perdendo, porque perdemos a capacidade de ouvir, de ouvir a Deus.

Como é difícil escutar a Deus num mundo de tanto barulho! Neste mundo agitado onde vivemos, se olharmos para dentro das nossas casas, o barulho está cada vez maior. São muitos aparelhos ligados ao mesmo tempo, aparelhos de televisão, de rádio, programas na internet etc. E, quando saímos de casa, o barulho da rua é algo que nos deixa surdos. Entramos dentro dos comércios e tem barulho para todos os lados, assim não escutamos a Deus, e escutamos muito mal uns aos outros.

Mas, o pior barulho é aquele que se instalou dentro de nós. Pois, está tudo muito bagunçado dentro de nós, com muitas vozes gritando e clamando dentro do nosso coração. Barulhos que tiram até o nosso sono.

É muito barulho na nossa mente, por isso, muitas vezes, temos dores de cabeça, enxaquecas; são preocupações, devaneios, perturbações, inquietações. É o barulho da ansiedade que não nos deixa quietos e vai nos mexendo, até que os nossos tímpanos interiores são rompidos.

Por conta de tantos barulhos dentro da cabeça e do coração, não escutamos mais o que o outro falou. O filho não escuta mais os seus pais; o casal não é mais capaz de escutar um ao outro. E, quando não se escuta, também, não se fala. Perdemos a capacidade do diálogo e não sabemos mais dialogar uns com os outros, ou seja, conversar, escutar.

Hoje, o tempo inteiro, estamos escrevendo em redes sociais, mas perdemos a capacidade de ouvir e de escutar.  

Então, precisamos de Jesus tocando nos nossos ouvidos; recuperando em nosso interior a capacidade de escutá-Lo, e de escutarmos uns aos outros. Precisamos que a saliva de Jesus venha tocar os nossos ouvidos, para nos restaurar e nos fazer ouvir o que precisamos ouvir; e falar o que precisamos falar.

Ouvir e falar são capacidades do ser humano para se comunicar. Hoje, que a graça de Deus recupere em nossas casas, lares, famílias e onde quer que estejamos, o dom da comunicação. Dom esse tão necessário para que se estabeleça a graça de Deus.

Deus abençoe você!                                      

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.