Deus quer que sejamos misericordiosos uns com os outros

Devemos seguir o exemplo de Jesus para que sejamos mais misericordiosos

“Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados.” (Lc 6, 36-38)

A graça desse Evangelho é Deus inverter a ordem das coisas, porque o mundo está em desordem, essa desordem do mundo é justamente porque quebrou a ordem natural da graça.

Deus nos criou para o amor, perdão e para a misericórdia. Nós aprendemos ao contrário no mundo que vivemos: olho por olho, dente por dente, a vingança, o ressentimento, a mágoa e nos aprendemos a não perdoar quem nos fez o mal. É o que está aí, solto no mundo em que vivemos, o bom médico Jesus, quer o nosso coração curado e a primeira via para a cura da alma é a da misericórdia.

Misericórdia é o nome de Deus, o nosso Pai é todo, plenamente, misericórdia. Nós mergulhamos na sua misericórdia e nela somos curados e só sabemos sei se uma pessoa é curada ou experimentou a misericórdia de Deus quando ela sabe exercer lá com o seu próximo.

Talvez para alguns é fácil ir diante do padre suplicar o perdão, confessar os pecados e Deus nos perdoa, porque Ele está lá para perdoar. Então agora vá e faça o mesmo com os irmãos, porque se a misericórdia é compadecer das fraquezas, as fraquezas humanas não são poucas, mas Deus se compadece de todas elas e nós precisamos aprender a se compadecer das fraquezas uns dos outros.

Nós estamos nos tornando juízes. Julgando, condenando e querendo o mal e não acolhemos a fraqueza do outro. Isso não é divino é diabólico. O que é divino é a misericórdia, não julgar, porque o que é divino é não condenar.

O que é mais e sublinearmente divino é perdoar e não viver na mágoa e no rancor, porque o que nós queremos é ser filho de Deus, assim aprendamos com o nosso Pai a ter um coração como é o d’Ele.

Pode até ser que tentamos e não conseguimos, mas tente e mergulhe em Deus. Entregue-se para ser transfigurado e transformado pela presença do Senhor, porque a cada dia Ele vai nos ensinar a não viver no rancor, no ressentimento, não pagar na mesma moeda, não falar mal, não julgar e não condenar, mas fazer abraçar e acolher o outro da forma que ele é.

Tenho comigo uma verdade: se queremos que alguém mude, preciso mudar dentro de mim e acolher a pessoa do jeito que ela é, porque quando acolhemos a pessoa do jeitinho que ela é e é assim que queremos ser acolhidos também vamos ter espaço para a graça de Deus chegar e mudar o que precisa ser mudado, mas a grande mudança acontece em nós quando começamos acolher quem não gostamos, concordamos e nos machucou.

Deus faz nova todas as coisas pela força da misericórdia e do perdão.

Deus abençoe você!