05 maio 2016

A alegria que vem do Senhor é nossa força

O Senhor consola nossas lágrimas e nos dá razão para sorrir quando temos vontade de chorar

Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (João 16, 20).

 

Amados irmãos, muitas vezes, ficamos inconformados, porque muitas pessoas estão sempre felizes. Existem pessoas que vivem sorrindo à toa, mas nós não. Muitas vezes, vivemos como num vale de lágrimas, submersos num mar de fraquezas! Por que passamos por tudo isso? Primeiro, porque não podemos nem queremos viver uma alegria superficial, e há muita alegria falsa neste mundo, muita alegria que é zombaria, desprezo à verdade e ao sofrimento do outro!

Existem muitas pessoas alegrando-se à custa do sofrimento dos outros, de fazer os outros sofrerem. Por isso, dessa alegria nós não queremos tomar parte.

A segunda coisa é que muitos vivem uma alegria passageira, baseada em vaidades. A vaidade é tudo aquilo que se vai; não fica, não permanece, é muita alegria baseada em coisas banais e superficiais. Não é essa alegria que Deus quer nos dar.

Não estamos julgando nem condenando o coração de ninguém, mas dizendo ao nosso coração que a alegria do mundo não é a nossa alegria, pois esta é baseada na verdade, na superação, conversão e relação pessoal com Deus, que cresce à medida que contribuímos com o bem e a felicidade do outro. Nossa alegria é plena quando não é baseada no egoísmo, na soberba nem no orgulho. Muitas pessoas estão se alegrando, porque outros estão caindo. Que alegria falsa e vã! Que alegria baseada em algo superficial e mundano!

A nossa alegria não pode ser mundana, porque ela não vêm das coisas do mundo. Nós até vivemos neste mundo, compartilhamos das coisas boas que ele pode nos dar, mas a nossa alegria vem de Deus, porque Ele consola nossas lágrimas e nos dá razão para sorrir quando, muitas vezes, temos vontade de chorar.

O Senhor nos levanta da poeira quando estamos prostrados, caídos por terra. O Senhor nos dá uma razão para nossa vida plena, Ele dá esperança aos horizontes da nossa vida quando estes se perdem nas lágrimas do mundo. O Senhor transforma as penúrias da nossa alma e do nosso coração em alegria de viver!

Submetamo-nos à alegria que vem do coração de Deus. Permitamos que a alegria d’Ele seja nossa força.

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do padre Roger



Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

.

Comentários