27 ago 2015

Que aprendamos a ser bons vigilantes

Que aprendamos a ser bons vigilantes. Precisamos a cada dia estar preparados para desfazer nossa tenda na terra para viver na tenda que o Senhor preparou para nós no céu!

Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor!” (Mateus 24, 32).

Amados irmãos e irmãos, a Palavra de Deus, que vem hoje ao nosso encontro, é um convite para estarmos preparados, vigilantes e atentos. Este é o comportamento do bom soldado!

Veja que um soldado, um vigilante quando atento, não fica guardando a casa, vigiando a casa somente na hora em que ele assume ou quando vai deixar o posto. Ele faz isso em todos os momentos. Ele não sabe a hora em que pode acontecer um imprevisto, não sabe a hora em que vai aparecer este ou aquele assaltante, por isso ele mantém a guarda, mantém a vigilância; mesmo que hoje não tenha acontecido nada, amanhã não aconteça nada nem depois de amanhã aconteça nada de diferente, a responsabilidade dele é estar sempre vigilante e atento.

Isso vale para a vida de cada um de nós! Não podemos viver achando que a nossa vida durará uma eternidade. “Não sabemos o dia nem a hora”, quando falamos assim não é que Deus virá e tirará nossa vida e iremos de forma surpreendente embora. Os imprevistos acontecem, pode ser que duremos bastante tempo aqui, mas se cuidamos da nossa vida a cada dia, não precisamos nos preocupar se vamos morrer hoje ou amanhã ou se vamos morrer daqui a cem anos.

O importante é vivermos bem a cada dia, vivermos intensamente a cada dia. Na verdade, não podemos viver a vida de qualquer jeito, levá-la num improviso, jogando para lá e para cá. Cada dia precisa ser o único dia da nossa vida, precisa ser único, especial, cuidado com a delicadeza que cada momento da vida precisa.

Para isso, a primeira coisa a fazer: vamos parar de acumular lixos ao redor nós, dentro do nosso coração. Quem vive com o coração entulhado de coisas não resolvidas, mágoas acumuladas e perdão não dado, vai simplesmente embromando a vida. E olhando ao nosso lado e ao nosso redor, quanta coisa temos que não serve para nada, não presta para nada! Vamos apenas guardando sem saber quem as vai usar. Nós não precisamos disso, não podemos deixar trabalho para quem vai depois cuidar de nós ou assim por diante.

Precisamos a cada dia viver bem o momento presente, não podemos ser pessoas do improviso, precisamos a cada dia estar preparados para desfazer nossa tenda na terra para viver na tenda que o Senhor preparou para nós no céu!

Se estamos com tanta coisa mal resolvida dentro de nós ou fora de nós – o Senhor virá nos buscar ou iremos ao Seu encontro – e vai ser difícil encontrá-Lo porque estaremos presos a tantas coisas.

Que Deus nos ensine o caminho da prudência, que nos ensine o caminho da vigilância para estarmos, a cada dia, mais bem preparados para irmos ao Seu encontro!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

.

Comentários

comentário(s)

↑ topo