03 mai 2015

Não existe vida cristã se esta não estiver enraizada em Jesus

Não existe vida cristã se esta não estiver enraizada em Jesus. Precisamos escutar a Palavra de Deus e viver unidos a Cristo para produzir frutos de amor e salvação!

Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto” (João 15, 5).

Nós hoje contemplamos Jesus quando nos diz que Ele é a videira. É da videira que surgem os ramos; os ramos são belos, bonitos, e talvez nós olhemos até mais para eles e nos esqueçamos de onde eles vêm, de onde vêm a beleza, o sustento e o vigor que eles têm.

Não existe vida no ramo se ele não estiver unido à videira; se o cortarmos, o tiraremos da fonte da vida e do vigor que ele tem. Da mesma forma, não existe vida cristã se não for enraizada em Jesus, não existe vida cristã frutuosa sem estar unida àquela videira que dá vitalidade aos ramos que somos nós; cada um de nós, seguidores de Cristo!

Algumas vezes o ramo toma uma proporção e precisa ser podado, porque cresceu de forma desproporcional e perdeu um pouco seu vigor. Por isso é preciso podá-lo para que cresça mais, para que dê mais ramos, para que dê mais frutos. O mais importante para o ramo é permanecer unido à sua videira. Do mesmo modo, o mais importante para o cristão é estar unido a Cristo.

Nós não olhamos primeiro para os frutos, mas olhamos primeiro para a raiz: de onde vem a vida, de onde vem o sustento, de onde vem a graça!

A Palavra de Deus quer hoje nos convidar e nos exortar a permanecermos unidos a Jesus e a resistirmos a toda tentação do orgulho de nos acharmos autossuficientes e capazes. E de achar que já sabemos tudo, já aprendemos muito de Igreja e que já damos conta agora.

Nós podemos amadurecer e crescer na fé, mas, quanto mais crescemos e amadurecemos, tanto mais unidos a Cristo precisamos ficar. Unidos, colados a Ele, permanecer junto d’Ele. Por isso precisamos da força da oração, da graça da vida orante, para que a nossa sintonia com o Senhor seja sempre mais harmoniosa e crescente. Nós precisamos escutar a Palavra do Senhor, porque só dessa forma produziremos os frutos de que o Reino de Deus necessita!

Nós, muitas vezes, nos cansamos e não vemos o nosso trabalho dar frutos; porque, depois de um tempo, nos acostumamos a fazê-lo até de certa forma humana. Contudo, para isso não acontecer, cada dia precisa ser único, cada dia precisamos deste trabalho de atenção, de vigilância e de retomada para que a nossa vontade, o nosso coração e a nossa mente estejam ligados com a mente e com a vontade de Cristo.

Não percamos o vigor! Deixemos que o nosso coração esteja ligado ao coração de Cristo, estejamos bem perto d’Ele para não perdermos o ardor da graça!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

.

Comentários

comentário(s)

↑ topo